Olá, pessoal! Tudo certo? Semana passada comecei e terminei esse livro em um piscar de olhos. Vi muitos falando sobre na internet e esperei até sair a versão em português, então finalmente consegui e não sei como seguir em frente haha. Foi uma experiência incrível e quando terminei juro que voltei as citações marcadas porque não consegui largar dos personagens um segundo. Mas vamos por partes.
Sinopse: Quando sua mãe foi eleita presidente dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz tornou-se o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira política, tanto quanto desejar. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, príncipe mais amado do mundo, com quem ele está usando recentemente - e que ele não suporta. O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caíram no topo do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana parecendo melhores amigos e não demoram para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar - e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?
Narrado em terceira pessoa e focado em Alex Claremont-Diaz, é o centro das atenções de todas as mídias por ser o filho da presidenta dos Estados Unidos. É um personagem inteligente, sarcástico e bem ambicioso. Isso já entendemos de cara assim que lemos as primeiras partes. Alex quer ser um político e almeja isso com todas as forças.
Também temos Henry, o príncipe da Inglaterra. Quando a família americana é convidada para o casamento do irmão mais velho de Henry, Phillip, aí que tudo começa. Os jovens tem uma rivalidade (mais pelo ponto de vista de Alex) e não se relacionam bem desde que se conhecem, e isso gera tensões durante o casamento. E então desastre: ambos derrubam o bolo gigantesco e vira o maior rebuliço. A história em si começa a partir daí: eles tem que fingir amizade para despistar esse caso do bolo e enganar os tabloides além da questão política/ reputação real.
Aqueles clichês enemies to lovers (inimigos a amantes) é um clássico. Orgulho e Preconceito fez isso e diversos outros que amamos. Alex e Henry despertaram de novo meu entusiasmo por romances desse tipo, porque a partir de quando começam a conhecer um ao outro, trocar mensagens, ligações, aí percebem que o outro não era o que pensavam ser. As faíscas se acendem e toda a construção de descoberta, amor, ritmo e superação de desafios deixam o leitor ávido para saber o que vai acontecer.
"Olha", diz Zahra, dando uma tragada na sua enorme garrafa de café de aço inoxidável. "Ambos os lados precisam sair dessa boa, e a única maneira de fazer isso é fazer com que pareça com sua pequena briga ou casamento foi um acidente homoerótico de fraternidade, ok? Então, você pode odiar ou matar o quanto quiser, escrever poemas sobre o seu diário, mas nenhum minuto que você vê uma câmera, você envelhece como o sol brilha no seu pau, e você será convincente"
Com tantas barreiras da preservação de imagem do príncipe perfeito - Henry é um cara incrível, fofo e com personalidade cheia de camadas que me cativou demais - e influência disso também na campanha de reeleição, o relacionamento deles é arriscado.
"Essa é a escolha. Eu o amo, com tudo isso, por causa de tudo isso. De propósito. Eu o amo de propósito"
E o que falar do quanto adorei a química de Alex e Henry? Eles são diferentes e parecidos de muitas maneiras, cada um com seus problemas e particularidades que juntos se completam. Só as ligações, troca de mensagens e emails são boas e divertidas ao ler. A essência deles é muito forte.
A descoberta da bissexualidade de Alex também é importante. Ele tem mais de vinte anos e até então não tinha certeza do que sentia, quando Henry sempre soube ser gay. Foi interessante acompanhar o processo de aceitação de ambos consigo mesmos e com os outros ao redor.
"Pensar em história me faz pensar em como vou me encaixar nela um dia, eu acho. E você também. Eu meio que gostaria que as pessoas ainda escrevessem desse jeito. História, hein? Aposto que poderíamos fazer."
Além do romance tem partes engraçadíssimas. Fazia tempo que eu não dava boas gargalhadas (reais mesmo) com um livro. Rendeu bons momentos que foram impossíveis não rir! - a cena do peru, os diálogos agitados de Alex e informais com os outros, a pintura de Alexander Hamilton, e etc.
Também há cenas de sexo. Não totalmente explícitas, mas dá uma noção do que está acontecendo. Quem gosta de cenas mais "picantes" sem tantos detalhes vale a pena conferir.
Agora tirando o foco dos protagonistas um momento: os outros personagens! Cada um tem um jeito próprio que sinceramente preciso de mais sobre eles. Desde membros da família de ambos - Nora, June, a mãe, pai e outros amigos políticos de Alex, a família de Henry - até os assistentes e seguranças particulares. Cada um tem o jeito próprio que são bem marcados e participam ativamente na trama.
"O próximo slide tem o título: 'Explorando sua sexualidade: saudável, mas tem que ser com o príncipe da Inglaterra?' Ela pede desculpas por não ter tempo para criar melhores títulos. Alex deseja ativamente a doce libertação da morte" [juro que nessa parte eu ri muito. A mãe do Alex é incrível!]
Todo o livro tem um ritmo mais acelerado de vez em quando por conta da política e mídia envolvidas, que aliás não é complicado. A autora não abordou nessa questão profundamente, então foi fácil entender o ambiente. Não só isso, mas o modo de ser de cada personagem. Sempre de um lado para o outro ou quietos no silêncio da madrugada batendo papo.
As questões de ética e moral, relacionamentos familiares de ambos os protagonistas, exposição na mídia, política, legado... tudo é bem abordado de acordo com o necessário, bem na medida.
"... Então eu era um tolo descuidado, e me apaixonei por você de qualquer maneira. quando você me ligou em horas realmente chocantes da noite, eu te amei. Quando você me beijou em banheiros públicos nojentos e fez beicinho em bares de hotéis e me fez feliz de uma maneira que nunca me ocorreu que uma pessoa confinada e trancada como eu pudesse ser feliz, eu te amava.
E então, inexplicavelmente, você teve a audácia absoluta de me amar de volta. Você acredita nisso?"
A tradução brasileira maravilhosa feita pelo Guilherme Miranda. Talvez ele não venha a ler isso mas eu amei. Foi um trabalho incrível. Consegui captar a essência da narrativa do livro, e morri de rir com as adaptações feitas de gírias.
E por último, referências musicais, literárias, de filmes e mais outras que não podem faltar. Foi divertido conhecer coisas novas e relembrar outras.
Meu único ponto negativo foram os capítulos gigantescos! Não sei como é ler em físico, mas no ebook pelo menos parei de vez em quando para descansar, ou às vezes ia direto. Pode ser um problema para quem prefere mais divisões, mas garanto que não é grande incômodo.
Nota: ☆☆☆☆☆/5
Obrigada por ler essa resenha até aqui! Agora compreendo o porquê de tanta gente falar desse livro. Foi um dos melhores de 2019 com certeza. Espero ver mais dessa autora - que já confirmou outro livro (amei?).
Até a próxima! Não esqueça de seguir meu Instagram porque sempre estou pelos stories e postando coisas mais curtinhas.
Xx
20 comentários
Olá, Lívia.
ResponderExcluirEu estou vendo muita gente falando sobre esse livro. E como sempre acabo me decepcionando com livros que está todo mundo elogiando prefiro deixar passar e ler depois. E também confesso que no momento ele não e desperta tanto interesse.
Feliz natal!
Prefácio
Oie
ExcluirTudo bem, acontece mesmo. Se um dia você ter oportunidade de ler aproveite!
Bjs
Eu amei demais esse livro! Foi um dos queridinhos de 2019. Como eu li a edição em inglês, não sei como ficou a questão das gírias... particularmente não gosto muito quando inserem nossas gírias em histórias que não se passam no Brasil; pra mim não casa, sabe? Mas vi muita gente elogiando a tradução, então deve ser um bom trabalho.
ResponderExcluirAdorei a fanart do início do post!
Beijos
Balaio de Babados
Oiee
ExcluirEu vi alguns trechinhos em inglês mas confesso que amei a tradução haha eu gosto
Bjs
Olá...
ResponderExcluirEu AMEEEI sua resenha!
Já estou com esse livro pra ler e espero gostar tanto quanto você! Ultimamente esse livro vem sendo muito bem comentado e estou ansiosíssima pra ler!
Amei demais o seu cantinho, virei seguidora e pretendo voltar muitas vezes aqui! Parabéns pelo seu trabalho <3
http://coisasdediane.blogspot.com/
Oie
ExcluirQue bom que gostou! Seja bem vinda e volte sempre aqui!
Bjs
Hey Lívia! Tudo bem?
ResponderExcluirJá vi muitos elogios pra esse livro, mas nunca o li. Pela sua resenha me parece ser mesmo uma história divertidíssima!
Obrigada por comentar lá no blog.
Espero que tenha tido um feliz natal!
Volte sempre!
| Blog Misto Quente |
Oie
ExcluirObrigada por aparecer aqui também.
Bjs
Vi tantas pessoas recomendando que tive que adquirir o ebook para ler!!
ResponderExcluirBeijos
Imersão Literária
Oiee
ExcluirSim! Esse livro é maravilhoso
Olá, Lívia
ResponderExcluirEu recebi esse livro, mas não aguento mais ouvir falar dele, então estou esperando a hype passar porque ler com birra não é uma boa! Rs
No mais, fico feliz por um livro com a temática LGBTQI+ estar na boca do povo.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oie. ambém fico feliz em ver um tema lgbt sendo mais falado na literatura. Espero que goste do livro
Excluirbjs
Oi Lívia,
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler esse livro mas tem tudo para se tornar um dos meus favoritos também! Gosto da proposta e ainda com o toque de diversidade, a obra já é um sucesso!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oii! Espero que curta a leitura tanto quanto eu!
ExcluirBjs
Não sei colocar em palavras o quão grande é a minha vontade de ler esse livro desde a primeira vez que o vi. Até hoje não li porque quero ler ele físico e não acho a venda nas livrarias daqui de onde moro mas espero ter uma experiência tão boa quanto a que vc teve. Estou pronta para me apaixonar por esse casal. <3
ResponderExcluirAbraço,
Larissa | Parágrafo Cult
Oii! Espero que você leia, porque eu amei. É uma leitura muito divertida
Excluirbjs
O Livia, tudo bem?
ResponderExcluirEu devorei esse livro, e entendo o hype que ele teve - e ta tendo - principalmente pelo book twitter. Pra mim ele se baseia muito no relacionamento, que não é la essas coisas, eu queria ver mais da relação politica sabe? Que é o que me puxou pra essa história.
Minha cena favorita, inclusive, é a daquela reunião no final com a rainha etc.
PS: EU AMEI A ARTE DO POST AMEI AMEI
Abraço!
www.viniciustorres.com.br
Oiee
Excluirentendo o que quis dizer, e também quis saber mais sobre a política, mas acho que não foi o que a autora quis focar. A cena com a rainha foi muito boa mesmo, eu fiquei super nervosa mas deu tudo certo haha
Bjs <3
Oi Livia!
ResponderExcluirAcredita que quando esse livro foi lançado eu nem liguei muito na sinopse?
Não chegou a chamar minha atenção,então nem procurei ver nada,mas caramba,me surpreendi muito positivamente com a sua resenha!
Já deu vontade de pegar pra ler logo.Vou dar uma chance pra ele,estou precisando de livros para dar algumas gargalhadas.
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com/
Oie
ExcluirQue bom que gostou da resenha! Fico muito feliz <3