Resenha | Com Amor, Simon - Becky Albertalli

By Lívia Medeiros - 13:25

Olá, leitores! Tudo bem? 

A resenha de hoje é do livro "Com Amor, Simon", anteriormente "Simon vs a Agenda Homo Sapiens". Espero que gostem, pois eu amei! Também fiz uma versão mais curta lá no Instagram


Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada.

Eu devorei esse livro em dois dias! Admito que não queria ter chegado ao fim porque eu amo temas leves e adolescentes, principalmente com romance (são ótimos para sair de uma ressaca literária), e foi uma experiência perfeita!

"Estou cansado de viver em um mundo onde não posso ser quem sou. Eu mereço uma grande história de amor e quero alguém com quem compartilhá-la."

Fala sobre amadurecimento, e vamos crescendo com Simon e outros personagens. Todos tem seus próprios arcos e sabemos sobre eles ao decorrer da história, apesar de ser narrado em primeira pessoa. Também é uma história sobre amor próprio e de não ter medo e enfrentar dificuldades. Consegui sentir o que ele sentia em todos os momentos de estresse, raiva, felicidade, tristeza... 

É um livro com senso de humor e seu jeito único. A escrita da Becky é ótima e em breve pretendo ler outras obras dela! Talvez por isso li tão rápido. Sua escrita é natural e fluida, não é difícil, e cheia de sentimento. Com certeza é um livro para ler várias vezes.


Além disso tudo ele nos traz muitas reflexões sobre sexualidade, essa questão de se assumir e como isso pode ser complicado. O filme deixou uma cena bem interessante e divertida, mas necessária, e a obra também faz o mesmo na medida certa.

“Por que o hétero é o padrão? Todos deveriam declarar de uma forma ou de outra, e não deveria ser uma coisa tão estranha, seja você hétero, gay, bi ou qualquer outra coisa. Estou apenas dizendo."


Foram tantas marcações que nem consigo escolher minha favorita. A troca de emails eram minhas partes favoritas, porque Simon e Blue soavam tão naturais e sinceros, sabe? O livro tem vários momentos pequenos que marcam com uma simples frase ou gesto! Demonstrações de amor, olhares, referências musicais e outras são bem presentes.


“Ele me diz para escolher a música. Eu não tenho certeza se ele sabe que me entregar seu iPod é como me entregar a janela para sua alma."

Sobre o filme: deixei para assistir logo depois que li (no mesmo dia, algumas horas depois do choque passar rs), e também foi super legal. Tem aquela pegada de filme High School que eu amo, e o ator escolhido para o Simon foi perfeito. Consegui enxergar o personagem ali.

Claro que mudaram e resumiram certas coisas, e talvez eu tenha sentido mais emoção por lembrar da história, mas continua tranquilo e MUITO FOFO!!! Blue e Simon são meu novo casal favorito! Quem procura algo leve recomendo, e garanto que não vai atrapalhar na leitura pois são diferentes em certos pontos.


Classificação: ☆☆☆☆☆ (5/5)

Já leu? O que acha desse tipo de obra? Vou adorar saber sua opinião aqui nos comentários e lá no Instagram!

Beijão!

  • Share:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Eu dignamente vivo por Simon, tenho um carinho ENORME por essa história, desde de 2016 na vinda da Becky pra bienal tenho acompanhado tudo! Leia os outros livros, você com certeza vai amar muito!!!

    Nick Robinson melhor Simon, foi uma escola perfeita <3

    Adorei a resenha e suas fotos <3 <3

    Abraço!

    www.viniciustorres.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Obrigada <3 com certeza vou ler os outros livros dela! Amei a escrita e deve ter sido incrível ver a Becky de perto.
      Ai eu amei o Nick <3

      Excluir
  2. Oláaa!
    Eu nunca me interessei muito por essa história, acho que ainda não sinto necessidade de ler livros do tipo, mas queria ver o filme, infelizmente ainda não pude fazer.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      O filme é super tranquilo, o livro também. Vale a pena dar uma conferida
      Bjs

      Excluir
  3. Menina, eu não curti muito o livro pois achei o Simon um tanto chato, mas amei o filme e achei a adaptação super fiel
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu gostei, mas cada um tem sua opinião né. Amei o filme
      Bjs

      Excluir
  4. Oii, tudo bem? Já vi esse livro muitas vezes por ai e a cada resenha fico com mais vontade ainda de ler!!

    Bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu cheguei a assistir o filme mas não li o livro. Lendo seus elogios quanto a narrativa, só me deixa com mais vontade de conhecer a versão "completa", o livro escrito que contém muito mais detalhes das ocasiões..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro trás muitas partes e detalhes importantes que o filme não mostra ou não fez do mesmo jeito, e senti que a leitura me deixou mais próxima ainda com os sentimentos do Simon, sabe? É bom ler e dar uma conferida

      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Lívia

    Eu acho importantíssimo a existência de YAs com representatividade LGBTQ+, mas como o gênero YA não é muito minha praia (tenho zero paciência com dramas adolescentes) nunca me senti inclinada a fazer essa leitura. Mas se um dia eu me deparar com o filme por aí eu acho que paro para assistir.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu amo YA, estou bem nessa vibe agora haha. Quando você puder assiste o filme que é bem tranquilo

      Bjs

      Excluir
  7. Ainda não li o livro.
    Estou enrolando para ver o filme pq quero ler o livro antes. Parece uma obra tão amorzinho pelas resenhas que li por aí. Obrigada por não ter dado spoilers <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      De nada haha. O livro é muito gostoso de ler, vale a pena. Mas se você quiser pode assistir antes que não tem problema. Tem algumas diferenças mas tudo bem

      Bjs

      Excluir
  8. Oi Lívia!
    Eu ainda não li esse livro, porém assisti a adaptação e ADOREI!
    Tanto que inclui a obra na minha lista de desejados. Achei tão sensível e um amorzinho!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir