Olá, estrelinhas! Hoje vou falar daquela série que todo mundo anda falando desde que saiu. E como é baseada em um dos meus livros favoritos, eu assisti e três dias (mais ou menos) e resolvi que é necessário ter esse post. Se você ainda não assistiu/leu, aqui não vai ter spoilers, assim espero.
No inicio fiquei com um pé atrás por todos estarem fazendo, mas depois que vi tudo tive a vontade de comentar. Eu sou uma pessoa muito fraca pra resenhas, porque eu sempre enxergo o lado bom das coisas. Vou tentar melhorar isso aqui, mas só avisando: foi difícil.
Sinopse da série: "Baseada na série de livros campeões de vendas de Jay Asher, a série original Netflix 13 Reasons Why acompanha a história de Clay Jensen (Dylan Minnette), um jovem que ao retornar da escola encontra uma caixa misteriosa endereçada a ele em sua varanda. Dentro dela, há fitas gravadas por Hannah Baker—a colega de classe de quem ele gostava e que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, Hannah explica as 13 razões para ter decidido acabar com a própria vida. Será que Clay é uma delas? 13 Reasons Why tem produção executiva de Tom McCarthy, Brian Yorkey, Selena Gomez, Joy Gorman e Kristel Laiblin."
Os episódios tem duração de 40 a 60 minutos. No primeiro dia assisti uns quatro e resolvi fazer uma pausa, por ser meio cansativo, pelo menos para mim. além do mais, tive que absorver tudo aquilo. Na minha opinião, a série começou do jeito que imaginava. Fiquei pensando "se fosse tudo como o livro, deveriam fazer um filme", até porque acontece tudo em uma só noite.
Outro ponto positivo foram os personagens ao decorrer da série. Não mostrou apenas a vida do Clay e como ele agia diante das fitas, mas a vida dos outros personagens.
Na minha primeira resenha do livro, falei que não tinha achado os motivos tão fortes para Hannah se suicidar. Acho que esse sentimento mudou em mim, não só pelo fato de eu ter crescido, mas por ter lido de novo e assistido a série. Me senti ali dentro, ao lado do Clay. Com medo, assustada, confusa. O modo como ele pôde imaginar a Hannah naqueles lugares, quase vendo de perto e quase sentindo a presença dela foi emocionante, assim como no livro. Não só eu, mas os espectadores também.
Algo que vi muita gente comentar foi como o personagem demorava para ouvir as fitas. Sério, em vários momentos me dava uma vontade de chacoalhar ele só para voltar (eu não me lembrava de todos os 13 Porquês) e apertar o play.
Quanto a trama em si, tudo foi como um quebra-cabeça. A música se encaixava com a fotografia, que se encaixava com o roteiro e cenário. Não tenho muito a reclamar. A trilha sonora abalou meu coração.
As partes laranjas e azuis (com e sem Hannah) deram a notar de como a presença dela deixava tudo mais iluminado, com vida. Assim que a câmera mudava e mostrava a Hannah bem ali, ao lado de alguém, mexia comigo.
foto: Google |
Quanto ao que acontecia, cada situação era uma desgraça para Hannah. É impressionante como uma coisa que para você pode parecer pequena, mas para outra vira um furacão. Um efeito borboleta.
É bom que as pessoas assistam essa série, que alcance um grande público. Suicídio é um tema muito delicado, principalmente para aquelas pessoas que sofrem com todo tipo preconceito, bullying, abusos... Alguns personagens, na trama por exemplo, simplesmente não entendiam isso. "Hannah podia ser dramática" mas cada ação tem seus lados. Seus pontos de vista.
Outra coisinha que quero chamar atenção: o final não foi tão bem concretizado. Deixou muitas dúvidas para os espectadores, principalmente o que tinha acontecido personagens... Talvez nunca saibamos. No livro não foi claro o que vinha depois, nem da série. Talvez termine assim, talvez não.
Juro que assim que terminei o ultimo episódio, fiquei deitada na cama olhando para o nada, pensando em nada. Doía, tudo isso doía e ainda dói em mim.
Recomendo muito, livro e série. É bom ler e ver o que mudou, que tem a mais ou saber mais sobre o Clay.
Não se esqueça: se alguém estiver triste, sem falar nada, seja o que for vá até essa pessoa. Mesmo nem sempre as pessoas demonstrando. Seja gentil, seja legal, seja amigo. Não seja um porque de alguém.
Aproveitando esse post para divulgar um projeto muito legal que estou fazendo com algumas amigas lá no Wattpad: O Projeto Não Seja Um Porque. A ideia é que as pessoas saibam como uma palavra errada, em uma hora errada pode não só mudar a vida de uma pessoa, como leva-lá a tirar sua vida. Mas a ideia, a cima de tudo, é mostrar que você querendo, pode sim mudar a vida de alguém e fazer a diferença. Em breve postaremos o livro guia do projeto, então segue a gente lá! Estamos dispostas a ajudar, conversar e dar muito carinho, seja o que for! Ajudem a divulgar também no Twitter, Instagram e Facebook!
Então é isso! Obrigada por lerem até aqui! Vejo vocês na quinta.
xoxo
30 comentários
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirBOm, ainda não tive a sorte de ler o livro como vocÊ, mas não resisti e comecei a série. Realmente é bem forte e tem muito a ser problematizado. Estou no terceiro episódio, ansioso para acabar logo kkkk.
Bjão,
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com
**Está rolando sorteio lá no Blog, valendo um exemplar de "A Guerra que salvou a minha vida", da Darkside.**
Oii! Que bom <3 espero que goste da série!
Excluirxoxo
Oi! Esse livro deve ser recheado de fortes emoções, o tema abordado nos leva a refletir. Dói imaginar que por causa de pessoas tolas e que sai destilando veneno por aí ou até mesmo os mais proximos nos ferem, e seres humanos incríveis morrem. Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Oi! Pois é, é muito triste :(
Excluirxoxo
Muito bacana o projeto de vocês. Eu não li o livro, mas assisti a série e me tocou profundamente também. Muitos detalhes e tão profundos..
ResponderExcluirhttp://www.vivendosentimentos.com.br
Que bom que gostou do projeto <3 a série é realmente muito boa!
Excluirxoxo
Oizinho, :)
ResponderExcluirQuando mais eu leio sobre a série, mais eu quero assistir ou ler. Mas ela lida com muitos gatilhos meus e não acho que seria aconselhável. Infelizmente.
Att.,
Eduarda Henker
Queria Estar Lendo
Oie
ExcluirAh, eu entendo. Mas realmente vale a pena ;) cada um tem sua opinião <3
xoxo
Olá, essa é a série do momento todo mundo está comentando sobre ela, mas ainda não li o livro nem assisti a série.
ResponderExcluirwww.mundofantasticodoslivros.blogspot.com
Olá!! Sim, todo mundo está falando <3 espero que goste ;)
Excluirxoxo
Você não faz ideia do quanto esscom amor, Bru
ResponderExcluirMania de Bruna
@wildbrue livro é importante pra mim ♥
Que bom ♡ também é muito importante pra mim *-*
Excluirxoxo
Oi, Livia!
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas já assisti a série e adorei! Também fiquei agoniada com a demora do Clay para ouvir as fitas, haha.
Achei bem interessante o projeto.
Beijos
construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00
Oii! Pois é kkk
ExcluirObrigada <3
xoxo
Oi Liv!
ResponderExcluirJá estou na reta final do seriado.
Preciso dizer que nesse caso o seriado funcionou tão bem quanto o livro.
Uma coisa é imaginarmos o que a Hannah sentiu,outra é vermos aquilo tudo retratado,nos traz mais pra realidade.
Suicídio é um tema que deve ser mais debatido,muita gente acaba meio que jogando pra baixo do tapete,quando deveríamos discutir mais métodos pra ajudar e prevenir.
É muito fácil julgar alguém,dizer que o motivo de alguém não foi suficiente pra ela cometer suicídio,mas só quem sente sabe o quanto determinada coisa está afetando dentro dela.
Amei a postagem e o projeto de vocês é super importante,não deixem de fazer e de divulgar!!
Beijos!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Oii!
ExcluirExatamente. É sempre bom falar sobre esse assunto e ficar ao lado das pessoas que amamos. Muito obrigada pelo apoio no projeto :)
xoxo
Oi, Lívia!
ResponderExcluirNossa, realmente o Clay era uma lesma pra ouvir todas as fitas hahahha Mas se tivesse ouvido rápido, a série seria curtinha haahhahaha
Eu amo o livro, mas achei que o contexto da história funcionou mais como série.
Beijos
O que tem na nossa estante
Oii! É verdade, sempre batia uma raiva dele, mas valeu a pena assistir tudo <3
Excluirxoxo
Oi! Minha tia começou a assistir a série mas não conseguiu porque ela achou horrível, acredita? Pra quem não conhece muito bem o livro e não gosta de temas pesados, acredito que a série seja realmente bem densa, mas como acredito que todos nós precisamos falar de algo complexo, acho que a série veio em boa hora. Ainda não assisti mas pretendo em breve, assim como ler o livro,
ResponderExcluirBeijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br
Oii! É verdade! Eu comecei a assistir com a minha mãe mas ela gostou e até terminou antes de mim haha. Tem umas coisas que só quem já conhece entende :)
ExcluirLeia o livro antes, é mais emocionante quando for assistir!
xoxo
eu tenho uma relaçao de amor e odio com essa serie, acho que por eu ter sofrido algum tipo de bullying smp q eu vejo sobre isso me traz uma sensaçao desagradavel, alem do clay enrolar dms, eu tb tinha vontade de balançar ele p se tocar e continuar a assistir kkkkkkkk ah, e n sei se vc ouviu falar, mas estao comentando ai de uma possivel segunda temporada, por isso deixaram mt coisa aberta no final dessa
ResponderExcluirperolasdelivros.blogspot.com
Oii! É vdd, bullying é uma coisa que mexe muito com a gente :(
ExcluirO Clay enrolava demais kkkk muitas coisas ficaram abertas e uma continuação seria legal
xoxo
Ai ai, eu nem sei o quê dizer dessa série, sério.Nunca li a história, mas quando vi a série, meu coração quase me sufocou de tanto que apertou.Acho que esse sentimento é porque nós sabemos que as coisas que acontecem lá, são realmente de verdade né?E isso doi.Eu chorei e quase perdi o ar algmas cenas. ai.
ResponderExcluirtalvez tenha a continuação, segundo a Sel Gomez, mas vamos ver.
Acredito que gere muita polêmica ainda( e isso é MUITO necessário).
beeijão :)
http://www.carolhermanas.com.br/
Oii! Sim, essa série toca a gente de um jeito né. É muito necessário mesmo :)
ExcluirXoxo
Ainda não li o livro [mas quero ler] e adorei a série, sofri mt assistindo, chorei mt com o final, mas achei tão verdadeira. Há tts pessoas passando por momentos insuportáveis na vida e infelizmente não somos empáticas com elas.
ResponderExcluirótima resenha.
Beijos/Xoxo.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fan Page Coisitas e Coisinhas
Instagram
Seria ótimo se você lesse ;) concordo e obrigada <3
ExcluirXoxo
Oi Lívia! Eu sei como é esse sentimento de ficar receosa de ser mais uma pessoa falando de algo que todo mundo está falando. Mas acho que se queremos falar, por que não? Entendo também completamente sobre como as nossas percepções sobre algo podem mudar conforme os anos - até conforme um dia. Acho que o livro e a série foram feitos de uma forma que é natural a gente começar a ter esse tipo de julgamento, que os motivos eram pequenos, mas a grande questão é que tudo é uma bola de neve. As coisas pequenas se misturam as grandes e podem ter consequências horríveis. Muito bom o seu post, Lívia! Adorei!
ResponderExcluirbeijos
Psicose da Nina | Instagram
Colunista no Estante Diagonal
Oii!Exatamente, é uma boa forma de começar :) obrigadaaa <3
ExcluirOi Livia, tudo bem?
ResponderExcluirNão li o livro, mas eu amei a série. Fiquei super impactada com o enredo, achei forte e tb necessário, não vejo a hora de sair a segunda temporada!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Sorteio A guerra que salvou a minha vida
Oii! Que bom! Mal posso esperar mesmo ;)
Excluirxoxo